Começaste tua caminhada humana na simplicidade, sem conhecimento do bem ou do mal. O instinto era teu companheiro fiel, a força era teu método preferido. O que tu querias, tu tomavas. O que te contrariasse, tu destruías, usando a tua força e a tua brutalidade.
Tempos se passaram e aos poucos tu encontraste uma ótima substituta para a força, a inteligência. Esta foi dada a ti desde o princípio para facilitar tua caminhada entre o mundo primitivo em que vivias. Usando tua inteligência, tu aprendeste a te proteger da intempéries e dos animais selvagens. Aprendeste a te comunicar e interagir melhor com teu irmão. Aprendeste também a usar a tua inteligência para se sobrepor ao seu irmão, ao seu adversário. Aprendeste que não era necessário usar somente a força, não era necessário tomar quando se podia enganar, furtar, extorquir. Mesmo assim, ás vezes tu ainda usas a força, que te acompanha até os dias de hoje.
Através das vidas sucessivas, tu foi te aprimorando, foi se comunicando melhor, vivendo melhor, construiu comunidades para crescerem juntos. Que bom, deu grandes passos para a felicidade. Porém tua inteligência ainda era usada também para a maldade. Com toda a misericórdia, Deus, compadecido de ti e visando te tornar mais feliz, enviou Jesus Cristo, o maior exemplo que tu tiveste. Este sim, muito te ensinou, muito te amou e infelizmente até hoje tu não o compreendeu. Aliando tua inteligência, tua força e tua comunidade (agora transformada em exércitos), tu corrompeste os ensinamentos do mestre, os usando para angariar riquezas materiais, para ter poder, o levando a se acreditar melhor que seu irmão e às vezes melhor até que o próprio Cristo Jesus.
Mas o tempo não pára nunca, não importa se tu estás encarnado ou se estás na erraticidade. Com o tempo tu foste melhorando pouco a pouco. Tua visão da vida e da morte foram mudando, passaste a estudar mais os ensinos do mestre, porém, tua mudança ainda se operava vagarosamente. Foi te enviada a Doutrina Espírita para te abrir os olhos e assim fazer com tu avances mais rápido, e se desligue da ganância por bens materiais e sejas realmente feliz, fraterno e amoroso, como o mestre te deu o exemplo.
Hoje, há mais de dois mil anos da vinda do mestre Jesus, teu planeta que por tantas transformações passou, está passando por mais uma. É chegada a hora de usares tua inteligência não mais para tomar, para humilhar. É hora de usar tua inteligência para amar, para doar, para dividir e crescer. Já cresceste tanto desde a tua criação, mas agora teu mundo se converterá no reino de Deus. Aproveite esta grande oportunidade que tens para se mostrar merecedor deste novo mundo. Ame, perdoe, ajude, ore. Tenha fé em Deus, em Jesus e em Maria. Confie nos bons espíritos e converse com seu guia. É chegada a hora de decidir: você é joio ou você é trigo?
Irmão Jonas
recebida em 01 de Julho de 2011.