Meus queridos irmãos, que a paz do Senhor esteja sempre a iluminar vossa caminhada, que a luz do Nosso Pai Maior brilhe cada vez mais em vossos corações.
Irmãos, a piedade é uma das grandes virtudes do espírito, através dela permitimos ao coração distribuir o auxílio necessário aos que dele necessitam. A piedade nos aproxima do amor generoso do Cristo, pois foi Ele quem por nós teve mais piedade. Essa virtude, meus irmãos, permite que distribuamos ao próximo um pouco do amor que recebemos da Espiritualidade Maior, permite que a indiferença não nos cegue a visão perante o sofrimento alheio.
A piedade, meus filhos, unida à misericórdia, nos permite enxergar a quem nos fere, nos agride, de uma forma mais espiritualizada. Assim, meus irmãos, com piedade e misericórdia, conseguimos por em prática uma das mais preciosas lições do Cristo, e talvez a mais difícil de exercitar: o amor para com os nossos inimigos; pois os olhos da piedade não enxergam apenas as agressões que sofremos, como os olhos da carne. Aqueles vêem além, pois visualizam no irmão que nos agride um ser necessitado de compreensão, que está a desperdiçar suas energias com atitudes negativas, as quais lhe trarão conseqüências futuras.
Através da misericórdia, devolvemos as energias deletérias que recebemos em energias de amor e de perdão. E Nosso Pai, ao ver o nosso esforço em retribuir a agressão com piedade, muitas bênçãos irradia aos nossos espíritos.
Portanto, meus filhos, aprendam a olhar com piedade para os irmãos que cruzam vossos caminhos, sejam eles necessitados de auxílio material, de palavras de conforto e incentivo, ou sejam eles necessitados de vosso perdão devido às atitudes infelizes que têm para convosco.
O perdão provém da piedade, da misericórdia, da compaixão; a caridade também advém dessas virtudes. Assim, meus filhos, a piedade é uma das bases da elevação do espírito rumo às virtudes celestes. Sem ela estacionamos, sem ela nossas almas escurecem e nossos corações tornam-se duros e indiferentes.
Não se esqueçam, meus filhos, que o Pai conversa com nossos corações através da piedade que conseguimos sentir pelo nosso próximo.
Irmão José e amigos espirituais